Biografia de Demócrito

Demócrito foi um filósofo, historiador e cientista atomista grego que viveu entre os anos de 460 a 360 a.C. Nascido em Abdera, localizado na costa do Mediterrâneo, se tornou muito conhecido por sua teoria atômica. Além disso, Demócrito se mostrava muito interessado pela história, linguística, meteorologia, astronomia e vários outros assuntos, evitando apenas temas como política e religião. Na cidade de Abdera, foi discípulo e sucessor de Leucipo de Mileto, além de ser autor de grandes textos científicos.

Demócrito e suas viagens

Por ser muito rico, viajou muito em função de seus estudos, se tornando um dos maiores sábios da antiguidade. Existem registros de viagens onde Demócrito passou pelo Egito, Grécia, Pérsia, Babilônia, índia e Etiópia.

De acordo com sua trajetória, historiadores informam que certa vez ele se decepcionou ao chegar a Atenas e descobrir que nenhuma pessoa daquela cidade já teria ouvido falar dele.

Curiosidade: Hoje em dia a cidade de Atenas possui um laboratório em sua homenagem, chamado de Laboratório Demócrito de Pesquisa Nuclear.

Biografia de Demócrito
Foto: Reprodução

Teoria do Atomismo

Junto com Leucipo e Epicuro, Demócrito defendeu a doutrina do atomismo, que informava que toda matéria, isto é, todos os elementos do universo são formados de átomos rígidos infinitamente pequenos, que variam de tamanho e forma e que estão em constante movimento para a formação dos corpos. Estes átomos se agrupam em combinações formadas por processos mecânicos.

Para Demócrito os corpos perecem, no entanto, os átomos são eternos e a alma é um tipo brando de chama. O filósofo acreditava que se devia procurar a felicidade na moderação dos desejos e reconhecer a superioridade da alma sobre o corpo.

Demócrito e Platão

Os historiadores dizem que Platão tinha muita inveja e por isso detestava Demócrito, a ponto de querer que todos os seus livros fossem queimados.

Existe uma pequena história que diz que Demócrito ria e dava gargalhadas de tudo e dizia que o riso tornava a todos, pessoas mais sábias, o tornando conhecido, durante o renascimento, como “o filósofo que ri”.

Obras de Demócrito

  • Pequena ordem do mundo;
  • Pitágoras;
  • Da forma;
  • Ética.
  • Do bom ânimo;
  • Do entendimento;
  • Preceitos.

Percebemos que os estudos de Demócrito se aproximam de nossas noções científicas modernas, no entanto nenhuma obra de Demócrito sobreviveu até os tempos presentes, desta forma, tudo o que se sabe dele vem de citações e comentários de outros autores.

Seus fragmentos mais conhecidos foram organizados por Hermann Alexander Diels, em sua obra “Os Fragmentos dos Pré-socráticos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *