Período Mesolítico

O Mesolítico foi um período da pré-história, uma era de transição entre o Paleolítico e o Neolítico. Entretanto, nem todas as regiões do planeta Terra consideram o período Mesolítico, pois este é completamente ligado à Era Glacial, que provocou drásticas alterações climáticas apenas em alguns continentes.

O período Mesolítico teve seu início há cerca de dez mil anos a.C. e teve o seu fim por volta de seis mil anos a.C., quando a temperatura do planeta Terra ficou mais amena e o ser humano conseguiu desenvolver a agricultura. O termo Mesolítico significa Idade da Pedra.

Mesolítico e o homem

Neste período, o ser humano começou a utilizar a descoberta do fogo de forma estratégica, como, por exemplo:

  • Para espantar os animais maiores;
  • Para iluminar as habitações das cavernas;
  • Para cozinhar seus alimentos;
  • Para se proteger do frio.
Período Mesolítico
Foto: Reprodução

O homem mesolítico e suas características gerais

O homem mesolítico, pautado pela necessidade de sobrevivência, começa a se habituar a permanecer sempre em um mesmo local (sedentarismo) e, com isso, desenvolve a agricultura, deixando de ser nômade.

Passa a inventar novos tipos de armamentos para combater os animais ferozes e para caçar alimentos com mais praticidade e proteção. A domesticação dos animais possibilitou garantir uma reserva de alimento para o momento que houvesse necessidade, eliminando a dependência da caça.

Facilitava a permanência do homem mesolítico em determinado local o fato de os grandes animais estarem procurando regiões altas e montanhosas, pois estes dificilmente encontravam alimentos nas regiões baixas.

O homem, por sua vez, procurava ficar perto dos rios, por serem fontes de alimentos graças à presença de peixes, moluscos e ovos de pássaros. Ao saírem das cavernas, suas moradias passaram a ser construídas por meio de madeiras, ramagens e galhos de árvores.

Divisão de tarefas – Homens e mulheres

Neste período também se inicia a divisão das tarefas sociais por gênero (feminino e masculino), sendo que:

– Os homens são responsáveis pela segurança e por trazer o alimento a comunidade;

– As mulheres são responsáveis em cuidar dos filhos e da organização das habitações.

Essa divisão de trabalho melhorou a organização social na pré-história, favorecendo o desenvolvimento das famílias.

Fim do período Mesolítico

O constante avanço do convívio humano em sociedade e o desenvolvimento de técnicas rudimentares como forma de suprir suas necessidades básicas – por exemplo: alimentação, sobrevivência e habitação – culminou com o término do período Mesolítico, dando início ao período Neolítico, o último período das eras da pré-história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *