Sessão, seção e cessão

Na língua portuguesa, encontramos uma gramática que se apresenta de forma muito extensa e com inúmeras palavras. Algumas muito semelhantes e outras completamente distintas. Mas às vezes nos deparamos com certas palavras que possuem o som idêntico e na escrita se diferem. Um exemplo desse caso são as palavras sessão, seção e cessão. Você sabe como empregá-las corretamente em uma frase? Continue lendo e descubra!

Palavras homófonas

As palavras que possuem o mesmo som e a grafia diferente são chamadas de homófonas. Essas palavras se diferem na escrita, como é o caso das palavras sessão, seção e cessão, porém, ao pronunciá-las, não há nenhuma diferença no som emitido e o significado dessas palavras é completamente diferente. Veja agora a diferença entre cada uma delas.

Sessão

A palavra sessão tem origem latina, da palavra sessio, que significa sentar-se. Sendo assim, é possível afirmar que essa palavra significa o espaço de tempo que alguma coisa dura, como, por exemplo, uma reunião, uma consulta, um espetáculo etc. Em casos como esses, é necessário que a pessoa se sente para que possa assistir ou participar do acontecimento. Veja a seguir alguns exemplos do uso dessa palavra:

  • Joana chegou muito cedo e quando entrou na sala a sessão do filme não havia começado.
  • Geralmente as sessões semanais com minha psicóloga demoram 40 minutos.
  • Marina fez uma sessão de autógrafos no lançamento do seu novo CD.
  • O Senado se reuniu hoje pela tarde para dar início a uma sessão onde será decidido se a PEC será aprovada ou não.
Sessão, seção e cessão
Foto: Reprodução

Seção

A palavra seção tem origem também latina, da palavra sectio, que significa corte. Sendo assim, é possível afirmar que essa palavra significa a parte de um todo, de uma divisão ou subdivisão. Essa palavra pode ainda significar uma repartição de serviço público ou privado. Veja a seguir alguns exemplos do seu uso:

  • O queijo e o presunto ficam localizados na seção dos frios.
  • Camila chegou na seção de sapatos e lá encontrou sua amiga de infância.
  • Roberto teve problemas no trânsito e não conseguiu chegar a tempo em sua seção eleitoral.
  • A seção do jornal que fala sobre as novelas veio borrada.

Cessão

A palavra cessão tem, mais uma vez, origem latina, da palavra cessio, que significa ceder. Sendo assim, é possível afirmar que essa palavra significa ceder, dar, conceder, transferir um bem ou mesmo um direito. Ela pode significar ainda uma renúncia ou desistência de algo. Veja a seguir alguns exemplos do seu uso:

  • O restaurante cancelou a cessão de sobremesas aos clientes devido a problemas internos.
  • O juiz ordenou a cessão dos automóveis imediatamente.
  • Ainda hoje será confirmada a cessão do local para o evento da próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *