Adsorção

É possível perceber que as substâncias em estado sólido e líquido possuem a capacidade de interação entre elas. Isso acontece, pois nesses estados físicos, as moléculas acabam ficando mais próximas umas das outras e consequentemente com a densidade mais elevada. Já as substâncias que se encontram em estado gasoso, a interação acontece, porém com uma menor frequência, pois existe certa distância entre uma molécula e outra.

Adsorção
Foto: Reprodução

Definição

Entre as diversas formas de interação que podem ocorrer entre as moléculas, existe a adsorção. Neste, um fluído, que é chamado de adsorvido, se adere a uma superfície de uma substância, que é chamada de adsorvente. O grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da área da superfície. E essa interação que acontece entre adsorvido e adsorvente pode acontecer através das forças de naturezas física ou química.

A fisissorção

A fisissorção, também conhecida como adsorção física, é quando a adsorção ocorre por interações físicas entre as partes. Nela as moléculas ou átomos se aderem à superfície do adsorvente, geralmente isso acontece através das forças de Van der Waals, que mesmo sendo ligações intermoleculares de longo alcance, são muito fracas e incapazes de formar ligações químicas.

Quando uma molécula é fisicamente adsorvida retém a sua identidade, mesmo podendo ser deformada pela presença dos campos de força da superfície. É usada em máscaras contra gases e na purificação e descoloração de líquidos.

A quimissorção

A quimissorção, também conhecida como adsorção química, é quando a adsorção ocorre por forças de natureza química. Nela as moléculas ou átomos unem-se à superfície do adsorvente através da formação de ligações químicas, que geralmente são covalentes.

Exemplo de adsorção

Um exemplo muito comum de um caso onde ocorre a adsorção é no uso do carvão para remover odores em geladeiras. É comum que os alimentos armazenados na geladeira comecem a se decompor lentamente, soltando substâncias gasosas voláteis, que consequentemente, exalam certos odores desagradáveis. O carvão possui uma grande quantidade de poros em sua superfície, estes adsorvem os gases e eliminam o odor.

A diferença entre adsorção e absorção

É importante saber diferenciar adsorção de absorção. Existe uma grande semelhança tanto na escrita, quanto na pronúncia dessas palavras, porém são dois processos diferentes.

Na absorção, a substância absorvida é embebida pela substância absorvente, como exemplo temos uma esponja que absorve a água.

Já no caso da adsorção, a substância fica retida apenas na superfície do adsorvente, ou seja, ela não é incorporada ao volume da outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *