Art Decó

Art Decó é um movimento artístico que surgiu na Europa na década de 1920, com caráter decorativo, influenciando na arquitetura, design de interiores, desenho industrial, artes visuais, moda, pintura, artes gráficas e até mesmo no cinema. Atingiu os Estados Unidos e outros países apenas na década de 1930.

O movimento de design possuía raízes em intenções ligadas a filosofia e a política, porém, passou um tanto despercebido se tornando uma mudança dentro da decoração, visto de uma forma elegante, funcional e ultramoderno para o seu tempo.

O nome Art Decó é uma abreviação de uma expressão francesa (arts décoratifs), que significa arte decorativa.

Art Decó
Foto: Reprodução

História

Em 1925, em Paris, ocorreu o que podemos chamar de auge da Art Decó, na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas. Em um primeiro momento o movimento da Art Decó era visto como um estilo mais luxuoso, com o uso de materiais como o marfim e a jade, neste período a Art Decó ficou muito ligada aos anseios artísticos da burguesia europeia.

No final da década de 1920 o movimento passou a ganhar força nos Estados Unidos, partindo para o caminho do design industrial, utilizando de novos materiais para a produção em larga escala, e assim invadindo a vida cotidiana da população em geral.

O movimento da Art Decó representou adaptação da sociedade em um modo geral, criando design para edifícios. Esculturas, joias, iluminarias e moveis, todos geometrizados. Neste período o movimento abusava de bases simples, porém, trazendo um ar de modernidade, com concreto (betão), armado e compensado de madeira, e em alguns casos ganhando ornamentos em bronze, mármore e prata.

Características

  • Linhas circulares ou retas estilizadas;
  • O uso exagerado de formas geométricas;
  • Design abstrato;
  • Formas femininas e de animais são muito utilizadas;
  • Influência do futurismo, cubismo e do construtivismo no design;
  • Influência forte na arquitetura.

Art Decó e sua influência no Brasil

O Brasil foi influenciado pelo movimento no final da década de 1920, principalmente em sua arquitetura, várias construções podem ser encontradas com o design Art Decó, como por exemplo: o Elevador Lacerda em Salvador, o Teatro Carlos Gomes e a Central do Brasil, localizados no Rio de Janeiro, o Viaduto de Chá e o Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Um dos nomes mais importantes dentro do Modernismo no Brasil, foi o do escultor Victor Brecheret, sendo o artista que mais recebeu influência da Art Decó.

Artistas importantes no mundo

  • Ernst Ludwig Kirchner – pintor alemão;
  • Fritz Bleyl – designer alemão;
  • Sonia Delaunay – estilista francesa;
  • René Lalique – escultor francês;
  • William Van Alen – arquiteto norte americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *