Belle Époque

A expressão Belle Époque, que significa bela época quando traduzida do francês, foi um período que designava o clima intelectual e artístico de um determinado período. Apesar de não ser demarcada rigorosamente no tempo, acredita-se que a Belle Époque é um período que, normalmente, é compreendido como um momento da trajetória da história da França com início ao final do século XIX e fim na eclosão da Primeira Guerra Mundial. Diz-se que não pode ser demarcada no tempo, pois é mais um estado espiritual do que alto concreto.

Belle Époque
Foto: Reprodução

Características

A época conhecida pelo nome de Belle Époque foi marcada por um florescimento do belo, pelas transformações e pelo avanço de paz entre o território francês e os países europeus próximos. Durante este período, houve não apenas a paz a as transformações, mas também novas descobertas tecnológicas que influenciaram inclusive o cenário cultural quando apareceram os cabarés, o cancan e o cinema. Nasce o impressionismo e a Art Noveau trazendo ainda mais novidades para o cenário artístico.

O progresso

Durante este período foram inventadas inovações como o telefone, o cinema, o avião, o automóvel, o telégrafo sem fio e muitas outras que acabaram influenciando e inspirando novas percepções da realidade. Paris, a Cidade Luz, possuía muitos cafés, balés, óperas, livrarias, teatros, boulevards e alta costura e, por isso, era considerada como o centro de produção e exportação da cultura mundial.

Arte e literatura

A corrente artística comum deste período era a Art Noveau, que valorizava os ornamentos cores vivas e curvas sinuosas, sendo uma arte essencialmente decorativa. Suas principais obras são fachadas de edifícios, objetos de decoração como móveis, portões e joias, por exemplo. Na literatura, este movimento influenciou trazendo obras que voltavam-se para as épocas “áureas” de cada país. Havia ainda um desejo de libertação do antigo e uma procura pelo novo.

A arte viveu ainda, com o desenvolvimento das comunicações e da eletricidade, a cultura do divertimento. Por meio dos cabarés, essa cultura acabou ganhando um status social. O parque de diversão e o cinema foram desenvolvidos na indústria do divertimento devido à diminuição da jornada de trabalho e o desenvolvimento da eletricidade. Dessa forma, com ingressos baratos e um desprendimento momentâneo da realidade, esses tornaram-se ferramentas de divertimento em massa.

Belle Époque no Brasil

O Brasil durante o período da Belle Époque teve uma profunda ligação com a França, pois os membros da elite brasileira frequentavam Paris ao menos uma vez por ano para ficar por dentro de todas as inovações. A duração deste período no Brasil difere dos outros países, assim como o avanço tecnológico que aconteceu em duas das regiões mais prósperas do país que são a cafeeira, em São Paulo e a do ciclo da borracha, na Amazônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *