Biogeografia

Biogeografia é a ciência responsável pelo estudo da distribuição dos seres vivos no espaço geográfico e através do tempo geológico, buscando apreender os padrões de organização espacial e os processos que resultaram em determinadas disposições biológicas. A biogeografia agrega os conhecimentos de diversas outras ciências, tais como a biologia, climatologia, geografia, geologia, ecologia e ciência da evolução.

O objeto central da Biogeografia é o estudo da evolução das espécies e o modo como as diversas condições ambientais atuam no desenvolvimento da vida.

Histórico da biogeografia

A origem da Biogeografia está nos estudos do naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico Alfred Russel Wallace, desenvolvidos no arquipélago malaio. O pesquisador descreveu inúmeras espécies daquele local e percebeu que, ao norte, em determinada região, as espécies tinham relação com espécies do continente asiático; enquanto que, nas ilhas localizadas mais ao sul, as espécies eram relacionadas com espécies do continente australiano.

Esta conclusão resultou em uma subsequente delimitação e mapeamento das regiões pesquisadas e estudadas por Wallace. Mais tarde, tais regiões receberam o nome de “Linha de Wallace”.

A Biogeografia, enquanto teoria científica, também cresceu com a contribuição dos trabalhos de outros pesquisadores, a saber: Alexander Von Humboldt, Hewett Cottrell Watson, Alphonse de Candolle, Philip Lutley Sclater, dentre outros biólogos e exploradores.

Biogeografia
Foto: Reprodução

Divisão didática da biogeografia

O botânico De Candolle dividiu a Biogeografia em suas subáreas: A Biogeografia Ecológica e a Biogeografia Histórica.

  • Biogeografia ecológica: Cabe a esta subárea estudar como os processos ecológicos que ocorrem a curto prazo agem sobre o padrão de distribuição dos organismos e explicar esta distribuição em função de suas adaptações às condições atuais do meio;
  • Biogeografia histórica: Esta subárea estuda como os processos ecológicos que ocorrem a longo prazo agem sobre o padrão de distribuição dos seres vivos e explica esta distribuição em função de fatores históricos.

As regiões biogeográficas terrestres

Seguindo a linha do estudo inicial realizado por Wallace, as diversas regiões do planeta passaram a ser gradualmente mapeadas, pesquisadas e catalogadas, resultando na divisão de oito grandes regiões biogeográficas da parte continental do planeta Terra. São elas:

  • Região Paleártica – Europa, norte da África até o Deserto do Saara, norte da Península Arábica e toda Ásia ao norte do Himalaia, incluindo China e Japão;
  • Região Neoártica – Toda a América do Norte, incluindo a Groelândia, até o centro do México;
  • Região Neotropical – Desde o centro do México até o sul da América do Sul;
  • Região Afro-tropical ou Etiópica – África sub-saariana e o sul da Península Arábica;
  • Região Indo-malaia – Subcontinente indiano, sul da China, Indochina, Filipinas e a metade Ocidental da Indonésia;
  • Região Australiana – Indonésia Oriental, Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia;
  • Região Oceânica – As demais ilhas do Oceano Pacífico;
  • Região Antártica – O continente e o oceano com o mesmo nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *