Colonialismo português

O colonialismo português é definido por uma ocupação de uma terra estrangeira, à sua exploração agrícola e à instalação de colonos.

Durante os séculos XV e XVI ocorreu o período de auge do colonialismo. Os portugueses colonizaram o continente americano e, durante este processo, o objetivo principal dos colonizadores era a exploração de recursos naturais e minerais.

Neste artigo vamos conhecer e entender um pouco mais sobre o colonialismo português.

O que é colonialismo?

É um sistema onde temos a metrópole como colonizador e a colônia, como o colonizado. A título de exemplo, podemos citar Portugal como sendo a metrópole (o colonizador) e o Brasil como a colônia sendo (colonizado). A estrutura da colônia é totalmente organizada e estruturada pela metrópole, como por exemplo, funções estruturais políticas, sociais e ideológicas.

Colonialismo português
Foto: Reprodução

Colonialismo de Portugal

Graças ao colonialismo realizado por Portugal, este país se desenvolveu se tornando um grande império, que permaneceu forte durante vários séculos, sendo desmantelado somente no século XX.

Foi pioneiro dentre os países europeus, unificado como Estado Nacional, isto é, um conjunto de instituições que controlam e administram uma nação, através de uma estrutura própria e politicamente organizada.

Este passo permitiu a Portugal avanços comerciais, e ainda impulsionando o interesse pela navegação em busca de acesso a novos mercados.

Portugal se torna um império colonial

No século XV, Portugal se tornou um império colonial, sendo o primeiro e o mais duradouro império colonial do mundo, dominando territórios em quatro continentes.

Obtendo sucesso em suas navegações Portugal escolheu três dinastias portuguesas para colherem os benefícios, sendo elas:

  • Os Alvis;
  • Os Habsburgo;
  • Os Bragança.

Estando também incluído Portugal.

Portugal é pautado pelo sentido militar e evangelizador

Inicialmente o expansionismo português ocorreu em função do sentido militar e evangelizador, posteriormente veio o interesse comercial. Portugal então decide investir em uma nova rota para chegar ao mercado das especiarias localizado no Oriente. Portugal realizou toda a sua rota pelo contorno do continente africano, durante este trajeto foi conquistando vários pontos no litoral africano, o qual ficou chamada de Périplo Africano. Os lucros do país passaram a provir destes pontos conquistados.

Portugueses chegam ao Brasil

Apenas no século XIX em meio a uma crise causada pelo império Napoleônico, toda a corte real portuguesa veio às pressas para o Brasil, com cerca de catorze navios com aproximadamente quinze mil pessoas.

Portugal passou a tirar muito proveito do sistema colonial, sendo a base da sustentação econômica, porém no final do mesmo século, o império de Portugal passou a se desmantelar. O Brasil passa a ser independente apenas no ano de 1822.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *