Commonwealth

Commonwealth ou Commonwealth of Nations é a Comunidade de Nações, uma organização intergovernamental que é composta por 53 países que são membros independentes. Com exceção de Moçambique e Ruanda, todos os países que a compõe fazer parte do Império Britânico. Seu símbolo é o chefe da Commonwealt que é, atualmente, a rainha Isabel II que também é monarca de dezesseis desses membros da organização.

Recentemente, Fiji e Zimbábue tiveram sua participação suspensa devido a afrontas graves aos princípios democráticos e direitos humanos. Além disso, os países mais recentes são Ruanda, Moçambique e Camarões.

Commonwealth
Foto: Reprodução

Objetivos

A organização tem como objetivo a cooperação entre os Estados-membros em um quadro de valores e objetivos comuns que foram descritos na Declaração de Cingapura. Entre esses objetivos comuns estão a promoção da democracia, dos direitos humanos, da boa governança, do estado de direito, da liberdade individual, do igualitarismo, do livre comércio, do multilateralismo e da paz mundial. Esta, no entanto, não é uma união política, mas sim uma organização intergovernamental por meio da qual os países que tem diversas origens sociais, econômicas e políticas são considerados iguais. O secretariado permanente da Commonwealth é responsável por realizar suas atividades. Este é chefiado pelo Secretário-Geral e por reuniões entre os Chefes de Governo da organização.

A atividade que é mais visível da organização é chamada de Jogos da Commonwealth, produto de uma dessas entidades. Esses países não são considerados, entre si, como estrangeiros.

Origem

Suas raízes apontam para um início da instituição no ano de 1870, no entanto, somente foi reconstituída no ano de 1949, quando houve a Declaração de Londres. Nesta, ficou acordado que os países membros seriam livremente e igualmente associados, ou seja, não seriam diferenciados por nenhuma característica e poderiam aderir livremente à organização. Além disso, ficou acordado ainda que trabalhariam todos de forma conjunta para que conseguissem alcançar o interesse comum de seus cidadãos para o desenvolvimento, a democracia e a paz.

Os valores citados anteriormente – liberdade, democracia, paz, estado de direito e oportunidade para todos – foram definidos em duas reuniões bienais, a primeira realizada no ano de 1971 em Cingapura com uma reafirmação no ano de 1991, na reunião que aconteceu em Harare, em Zimbábue.

Manutenção

A manutenção dos valores dentro dessa organização é responsabilidade do Grupo de Ação Ministerial da Commonwealth (CMAG) que é um grupo rotativo composto por nove ministros das relações exteriores. Estes avaliam a natureza das infrações e recomendam medidas de ação coletiva entre os países, podendo suspender ou recomendar que um país seja expulso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *