Corantes

Os corantes são substâncias que, quando adicionadas a outras, altera a sua cor, podendo ser uma tintura, um pigmento, uma tinta ou até mesmo um composto químico. Estes podem ser feitos por compostos químicos naturais ou sintéticos que podem ser aplicados tanto em água quanto em outros solventes formando uma solução que normalmente é usada para a aplicação do corante. Quando aplicadas, estas substâncias fixam-se a um substrato que pode ser, por exemplo, cabelo humano, papel, tecidos, entre outros.

Corantes

História

Os corantes vêm sendo usados há muitos anos pelo homem, sendo que algumas pinturas encontradas datam de mais de 4 mil anos. As pinturas e maquiagens usadas pelos egípcios eram feitas por meio da extração de pigmentos da natureza. O vermelho era difícil de ser extraído nos tempos antigos e, por isso, era caro e estava sempre associado à realeza.

Passado algum tempo, a curiosidade e a procura por cores diferentes fez com que o homem buscasse uma forma de ter corantes de forma mais prática e de fácil acesso, sendo dessa forma desenvolvido o corante sintético.

Os corantes sintéticos foram desenvolvidos por Willian Henry Perkin que, em sua fábrica, passou a produzi-los. Estes começaram a ser usados no ano de 1856 e, hoje em dia, mais de 90% dos corantes utilizados para diversos fins são sintéticos. Atualmente, um dos corantes mais utilizados é o que dá a cor ao jeans, desenvolvido no ano de 1880 que recebeu o nome de Índigo. Este, ao contrário da maioria, normalmente é extraído de forma natural, assim como a henna.

Características

Os corantes apresentam cor por serem compostos que absorvem a radiação na faixa da luz visível, sendo que cada cor está relacionada com um comprimento de onda específico. Em sua estrutura, a maior parte dos corantes apresenta vários anéis aromáticos que unem-se por meio de ligações que facilitam a circulação de elétrons pelos anéis. Essa circulação, por sua vez, facilita a absorção das cores por meio da radiação. Para o desenvolvimento de novos corantes.

Corantes para a indústria de alimentos

Os corantes que são usados na indústria dos alimentos, normalmente são fabricados do urucum – cerca de 70% dos corantes naturais são fabricados dele assim como 50% dos ingredientes naturais que tem como função dar cor aos alimentos.

Existem ainda outras plantas e extratos de onde são extraídas as substâncias que são usadas como corantes para alimentos, de forma a deixar a sua coloração o mais natural possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *