Espelhos planos

O espelho é toda superfície polida que é capaz de refletir realmente a luz. Mas como ele é feito? Quais são suas características e como ocorre essa reflexão? Hoje você vai entender um pouco mais sobre os espelhos planos. Conhecer suas características, entender como as imagens são formadas e outras curiosidades.

Definição

O espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana. Geralmente a superfície refletora de um espelho é composta por uma película de prata em uma das faces de um vidro transparente. Esse vidro serve como um tipo de proteção da película.

É depositada uma fina camada de prata ou alumínio em uma das faces de uma placa de vidro, com isso a outra face torna-se um espelho. Essa é a forma mais comum de fazer um espelho plano. Ele possui várias utilidades que são bem distintas, essas vão desde o uso doméstico até como componentes de sofisticados instrumentos ópticos.

Espelhos planos
Foto: Reprodução

As características de um espelho plano

Um espelho plano pode se caracterizar por apresentar uma superfície que seja plana e polida, onde a luz que é incidida reflete de forma regular. Entre as principais características de um espelho plano temos:

  • A imagem se forma atrás do espelho (uma imagem virtual) através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem o espelho, e a mesma tem o mesmo tamanho do objeto.
  • A distância do objeto ao espelho é igual à distância da imagem ao espelho, desta forma, é possível afirmar que são simétricos.
  • Existe reversão da imagem, ou seja, da direita para a esquerda ou vice-versa. Mas não de baixo para cima.

Observe a imagem que exemplifica as características acima citadas.

A construção das imagens

Para determinar a imagem em um espelho plano é bem simples, basta imaginar que quem está olhando vê um objeto que parece estar atrás do espelho. Isso acontece porque os raios que partem de um determinado objeto, diante de um espelho plano, refletem-se no espelho e voltam atingindo nossos olhos, formando assim uma imagem.

A associação de dois espelhos planos

Um espelho plano nos dá apenas uma imagem de cada objeto, mas quando há uma união de dois espelhos planos, de uma maneira que eles formem um ângulo entre si, é possível notar duas ou mais imagens. O número de imagens é o resultado de várias reflexões nos dois espelhos, e essa quantidade aumenta de acordo com a diminuição do ângulo entre eles.

É possível determinar o número de imagens através da seguinte fórmula:

formula

Onde n é o número de imagens formadas e α é o ângulo formado entre os espelhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *