Física Moderna

A física tem sido estudada há muitos anos, com o passar dos tempos os estudos foram se aprofundando, novas tecnologias foram criadas e novas teorias também. Com os avanços tecnológicos muitas descobertas puderam ser feitas e com base nas teorias dos estudiosos da Física, foi possível dividir a Física em clássica e moderna. Para compreender um pouco mais dessa segunda é preciso conhecer um pouco sobre a primeira. Continue lendo e aprenda.

A Física Clássica

As duas pessoas que estabeleceram as bases para o estudo da Física foram Isaac Newton e Galileu Galilei. Eles demonstraram que a verdade deveria ser alcançada através da lógica e das experiências controladas. E criticavam quem acreditava apenas no pensamento e crenças do gregos e romanos da antiguidade. Newton formulou as suas teorias e consequentemente acabou estabelecendo um programa para a Ciência, que era o de determinar as forças que regem o universo e as suas leis.

Max Planck e Albert Einstein

No ano de 1900, Max Planck, ao tentar explicar os fenômenos da radiação térmica, revolucionou a física ao apresentar a mecânica quântica.

Cinco anos depois, em 1905, Albert Einstein, um jovem físico alemão, ainda desconhecido, publicou a Teoria Especial da Relatividade e a Teoria do Efeito Fotoelétrico, que revolucionou a mentalidade científica para o estudo dos fenômenos atômicos.

Física Moderna
Foto: Reprodução

Descobertas da Física Moderna

Entre as principais descobertas da física moderna temos:

  • A matéria e a energia são equivalentes – a matéria pode ser considerada uma grande quantidade de energia organizada. Algumas formas de provar isso é através das usinas nucleares e das bombas atômicas que utilizam a energia contida em pequenas quantidades de matéria. A fórmula proposta por Einstein que afirma isso é: E=mc². Onde E é a energia, m é a massa e c é a velocidade da luz.
  • O tempo e o espaço dependem do referencial – as medidas de tempo e de espaço não são iguais para todos. Se uma pessoa move-se em velocidade próxima à da luz, o tempo se dilata e o espaço se comprime em relação a uma outra pessoa que está em repouso. Atualmente satélites do sistema GPS possuem correção dos seus relógios por conta dos efeitos da relatividade.
  • A mecânica quântica – se a energia se propaga de forma quantizada, a matéria e a energia são equivalentes e o tempo-espaço é relativo as teorias de Newton deixam de ser aplicáveis a muitos fenômenos, principalmente em corpos muito pequenos como átomos e moléculas. A partir deste momento surge a física quântica que estuda alguns desses casos.
  • O princípio da incerteza de Heisenberg – ao estudar física quântica foi descoberto que quanto maior a precisão para definir a velocidade de uma partícula, menor será a precisão para identificar sua posição e vice-versa. Isso não acontece devido a erros de medição, é uma lei da natureza. De modo simplificado, este é o princípio da incerteza de Heisenberg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *