Funções químicas

Funções químicas é o nome dado aos grupos de substâncias compostas que apresentam propriedades químicas e comportamentos parecidos.

Dentro deste estudo encontramos as quatro principais funções: ácidos, bases, sais e óxidos. Para entendermos melhor o comportamento de cada substância e como se transformam em outras substâncias, vamos nos aprofundar um pouco mais para conhecer as funções químicas.

Ácidos

São compostos covalentes, que reagem com água, sofrendo ionização, formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio H3O1+, conhecido também como o cátion H1+.

São capazes de conduzir corrente elétrica, como é o caso do Ácido Clorídrico, Acido Fórmico, Ácido Bórico, entre outros.

  • Características dos ácidos: sabor azedo, a exemplo do limão. Possuem boa condução da eletricidade e conseguem alterar a cor dos indicadores, substâncias que servem para identificar se a substância possui caráter ácido ou básico.
  • Onde podem ser encontrados: podem ser utilizados como corrosivos, como na limpeza de baterias de automóveis, na produção de fertilizantes, em compostos orgânicos e até mesmo na limpeza de metais e ligas de aço.
  • Exemplo: H2SO4  → H3O1+ + HSO4
Funções químicas
Foto: Reprodução

Bases

Bases são substâncias que em contato com a água produzem o ânion OH-, conhecido também como hidroxila. Reconhecemos uma base através da presença do OH-, presente sempre ao lado direito da fórmula.

  • Características das bases: sabor adstringente, a exemplo da maça. Conduz eletricidade em água. Conseguem alterar a cor dos indicadores e reagem com ácidos formando sal e água.
  • Onde podem ser encontradas: em soda cáustica para desentupir pias, antiácido estomacal, no preparo e argamassa para a construção civil, na criação de tintas e até mesmo na limpeza doméstica.
  • Exemplo: NaOH(s)  → Na1++  OH1-

Sais

São compostos capazes de se dissociar na água, liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, sendo que pelo menos um cátion é diferente de H3O1+ e pelo menos um ânion é diferente de OH1-.

São formados a partir da reação de um ácido com uma base, tornando-se a reação de neutralização, formando também água.

  • Características dos sais: conduzem eletricidade quando estão na fase líquida (por conter elétrons livres) e, de um modo geral, são sólidos quando em temperatura e pressão ambiente.
  • Onde podem ser encontradas: água do mar, sal de cozinha, conservação de carnes, soda cáustica e até mesmo no gás cloro.
  • Exemplo: NaCl → Na1+ +  Cl1-

Óxidos

São compostos formados apenas por dois elementos químicos, dos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. É conhecido também por compostos binários.

  • Características dos óxidos: os óxidos se formam através da combinação do oxigênio com quase todos os elementos da tabela periódica.
  • Onde podem ser encontrados: para a fabricação de cimento, tijolo e cerâmica. Podem agir como bactericidas e fungicidas, já na agricultura servem para corrigir a acidez do solo.
  • Exemplos: CO2, SO2, SO3, P2O5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *