Geocentrismo

Os estudos sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionaram muitos anos de observações, de estudos e debates. Mas antes do Sistema Solar, alguns estudiosos defendiam outras teorias sobre o universo, entre as teorias mais conhecidas, temos a do Geocentrismo e do Heliocentrismo. Na Grécia, Aristóteles defendia a ideia de que o universo seria um enorme círculo finito e que a Terra estaria no centro desse círculo. Veja agora um pouco mais sobre o geocentrismo.

O que é o geocentrismo?

O Geocentrismo é uma teoria que se refere ao sistema cosmológico, segundo esta teoria a Terra seria o centro do Universo. Essa teoria foi criada por Cláudio Ptolomeu e foi aceita e defendida por aproximadamente 1400 anos. A Igreja Católica também defendia essa teoria.

O sistema geocêntrico, também conhecido como sistema Ptolomaico, foi defendido pelos estudiosos durante toda a Idade Média.

Cláudio Ptolomeu

Cláudio Ptolomeu, mais conhecido apenas por Ptolomeu, era astrônomo, geógrafo e matemático. Era uma das mais célebres personalidades da época do imperador Marco Aurélio. Foi o último dos grandes sábios gregos e ainda sintetizou o trabalho de seus predecessores.

Baseado na trigonometria, Ptolomeu afirmava que ao redor da Terra giravam a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, nessa sequência. Através de suas obras de astronomia, matemática, geometria, física e geografia, ele deu à civilização medieval o seu primeiro contato com a ciência grega.

Ptolomeu faleceu aos 78 anos de idade e deixou muitos de seus conhecimentos astronômicos por meio de um tratado, em treze volumes que é chamado de Almagesto.

Geocentrismo
Foto: Reprodução

As teorias de Ptolomeu

Além da sua teoria geocêntrica, onde o Universo girava em torno da Terra, Ptolomeu afirmava que cada planeta girava ao longo de um círculo pequeno que era chamado de epiciclo. Desta forma, cada planeta teria o seu próprio epiciclo.

O centro do epiciclo de cada planeta deveria se mover em um círculo maior, ao qual deu o nome de deferente, mas a Terra ficaria posicionada um pouco distante do centro do deferente.

Segundo a teoria de Ptolomeu, a Terra não estava no centro do deferente, este seria um círculo excêntrico em relação à Terra. Ptolomeu procurou explicar o fato dos planetas não se movimentarem de forma uniforme.

Ele ainda observou o movimento lunar e elaborou tabelas sobre isso, essas tabelas foram utilizadas séculos depois por Nicolau Copérnico.

O Almagesto

O Almagesto foi a principal obra de Ptolomeu. Esta obra era composta por 13 livros que foram traduzidos em aproximadamente 500 páginas, os assuntos abordados eram:

  • Astronomia esférica
  • Teoria solar
  • Teoria lunar
  • Teoria planetária
  • Eclipses
  • Estrelas fixas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *