Globalização – Um fenômeno de progresso mundial

O processo de globalização, conforme o nome já demonstra, se dá em escala global, mundial. Integrar e unir os aspectos econômicos, culturais, sociais e políticos de nações distintas é o que caracteriza a globalização.

O encurtamento das distâncias provocado pelo progresso ocorrido nos meios de transporte e de telecomunicações foi um dos fatores, se não o principal, para o avanço da globalização, uma vez que, no princípio, realizar uma viagem internacional, ou mesmo estabelecer contato entre continentes, eram situações que exigiam dias, semanas.

Um acontecimento no continente europeu, por exemplo, no passado levava quase dois meses para chegar ao conhecimento dos brasileiros, enquanto que hoje isso ocorre em tempo real.

Surgimento

O início do movimento de globalização se deu como alternativa para servir ao capitalismo, sobretudo, nos países considerados de primeiro mundo, os desenvolvidos. Isso ocorreu como forma dessas nações buscarem novos mercados de exploração comercial, uma vez que o consumo interno vivia em baixa.

Assim, o processo de globalização corresponde ao estágio mais avançado do sistema capitalista. Depois da queda do socialismo, o capitalismo ganhou forma e poder no mundo, e isso foi estimulado, sobretudo, pela era da globalização, principalmente nas esferas social e econômica.

Globalização - Um fenômeno de progresso mundial
Foto: Reprodução

As inovações tecnológicas desse período acrescentadas do fluxo comercial internacional foram determinantes para a integração das nações, ou seja, para a globalização.

O avanço da tecnologia

Processos de inovação, considerados de revolução, sobretudo na área das telecomunicações e na informática, foram determinantes para acelerar a globalização. Por meio das redes de telefonia fixa, móvel, televisão, internet, fax, rádio, entre outras, a disseminação de informações e dados entre corporações, empresas e instituições financeiras, interligando os centros mercadológicos e comerciais do globo, se tornou rápido e bastante eficiente.

A modernização dos meios de transporte foi um dos principais fatores do fluxo comercial internacional, sobretudo o transporte marítimo, este responsável pela maior parte das transações comerciais entre os países (processo de importação e exportação).

Esse meio de deslocamento de bens e mercadorias é dotado de um grande aporte de carga, o que possibilita a difusão de mercadorias em várias partes do globo. Ou seja, um mesmo produto é comercializado em vários países do mundo.

Assim, o processo de globalização foi responsável por facilitar as relações comerciais entre diferentes nações, e ainda possibilitou a formação dos chamados blocos econômicos, os quais têm o papel de se fortalecer perante o mercado internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *