Holografia

Tipo de fotografia tridimensional, que só é possível devido à propriedade ondulatória da luz, a holografia funciona com a ajuda do raio laser, onde pode gravar também as saliências e os vales das ondas, possibilitando produzir imagens em relevo. Isto é, quando uma imagem é criada em duas dimensões elaboradas, de forma que proporcionem a ilusão de terem três dimensões, são chamadas de holografias.

Como surgiu?

Em 1948, o físico húngaro Dennis Gabor descobriu e desenvolveu tecnicamente um novo princípio óptico baseado nas interferências de ondas luminosas, dando o nome de holografia.

Com a invenção da holografia, Dennis Gabor foi agraciado com o prêmio Nobel de Física, em 1971. A palavra holografia vem do grego (holosgraphos), que significa holos (inteiro) e graphos (sinal de imagem).

Quando foi realizada a primeira holografia?

A holografia foi realizada pela primeira vez nos anos 1960, com a utilização do laser.

Início da holografia no Brasil

Teve seu início através dos professores: José Lunazzi e Fernando Catta-Preta. A holografia foi utilizada por eles como forma de expressão artística. A primeira exposição de hologramas ocorreu no Brasil 1981, sendo organizada por Ivan Isoda. Foi realizada no pavilhão da Bienal em São Paulo, onde a exposição contou com hologramas produzidos de diversos países.

Atualmente é utilizada como: 

  • Pesquisas científicas;
  • Testes de aviação que projetam instrumentos no campo de visão do piloto;
  • Leitores de barra, em lojas;
  • Técnicas de fotográfica;
  • Análise de materiais ou de armazenamento de dados;
  • Estudo de materiais;
  • Desenvolvimento de instrumentos ópticos;
  • Criação de redes de difração;
  • Áreas da comunicação, como forma de impacto visual (artes visuais, como forma de expressão), como por exemplo, em galerias de museus.

Características básicas

Esse processo possui como característica básica o ponto do filme, que se chama holograma. O holograma armazena informações sobre o objeto inteiro registrado, por meio de um complexo código microscópio.

Quando uma luz incide sobre o holograma, as imagens guardadas saltam para o espaço, formando uma imagem virtual que reconstitui o objeto em sua tridimensionalidade.

Cada ponto contém informações a respeito do objeto inteiro e como cada olho capta um momento diferente do registro holográfico, quando as imagens captadas pelos olhos juntam-se no cérebro, surge o efeito de três dimensões. O holograma nada mais é, do que essa imagem tridimensional configurada pela luz.

Holografia

 Como funciona o sistema de cores?

A cor depende da frequência da luz, isto é, qualquer holograma produzido com um único laser dará na reconstrução, imagens de uma única cor. Utilizando os três raios laser de frequências diferentes, contendo as cores como verde, vermelho e azul, se registra e constrói uma cena com todas as cores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *