Maré vermelha

A maré vermelha é também conhecida como floração, lagoa vermelha e rio vermelho. Acontece em função da aglomeração, um desequilíbrio ecológico de microalgas dinoflageladas, devido à multiplicação destas. Isto é, são espécies de algas tóxicas, chamadas de Gonyaulax catenella.

No entanto a existência deste evento não condiz necessariamente com a denominação de seu nome (maré vermelha), tendo em vista que a coloração da água pode variar em sua superfície. A cor pode variar de avermelhada como para tonalidades marrons.

Onde ocorre o fenômeno da maré vermelha?

O fenômeno da maré vermelha pode ocorrer tanto na água salgada como na água doce. No Brasil, este fenômeno acontece muito nos estados de Goiás, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

Maré vermelha
Foto: Reprodução

Por que acontece este fenômeno?

Suas principais causas podem estar relacionadas às seguintes situações, sendo elas:

  • Alteração na salinidade da água;
  • Oscilação térmica da água;
  • Excesso de sais minerais decorrentes de escoamento de esgoto (alterando as condições bióticas da zona pelágica, que fica de zero a duzentos metros de profundidade);
  • Fartura de nutrientes;
  • Pouca profundidade (com o rápido processo de re-suspensão de sedimento pela ação dos ventos e a migração diurna do fundo para a superfície nesses ambientes, sob elevadas temperaturas, aumenta a ocorrência de células vegetativas no plâncton).

A aceleração da reprodução acoplada à aglomeração das algas, com proporcional incidente de morte faz com que ocorra um efeito em cadeia na fauna aquática de um determinado local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração. Estas substâncias são capazes de envenenar a água e os organismos e animais que ali vivem.

Diminuição de oxigenação da água

Através do grande número de algas dinoflageladas, ocorre um bloqueio efetuado por elas impedindo a passagem de luminosidade dentro do mar, atenuando o processo fotossintético com a diminuição de oxigênio na água.

Consequências que podem causar ao ser humano

A maré vermelha pode trazer danos à saúde do ser humano, tais como:

  • Diarreia;
  • Problemas respiratórios;
  • Problemas de circulação;

Estes sintomas podem ser causados, caso o indivíduo tenha se alimentado de algum animal que tenha sido eventualmente intoxicado pela maré vermelha, como por exemplo, ostras, peixes e camarões.

Alimentos vendidos assim causam um grande prejuízo à produtividade pesqueira, financeiramente e economicamente. Prejuízos como tornar a água imprópria para o banho e lazer, limitando os turistas e banhistas da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *