Método científico

O método é uma palavra que deriva do grego métodos, significando o caminho para chegar a um determinado fim. Quando usamos essa palavra para falar de método científico, estamos falando de um conjunto de regras que são usadas para o desenvolvimento de experiências para produzir um conhecimento ou corrigir e complementar aqueles que já existem.

Este normalmente é usado para estudar um fenômeno de maneira racional para que os enganos possam ser evitados. É preciso encontrar provas e evidências para conseguir chegar à conclusões e afirmações fundamentadas. O método envolve todas as abordagens, técnicas e processos usados para formular ideias e resolver os problemas que aparecem durante a aquisição de um determinado conhecimento.

Método científico

De onde surgiu?

O pensamento de Descartes deu origem à metodologia científica, sendo posteriormente desenvolvida por Isaac Newton. No entanto, existem registros de que na Grécia Antiga os métodos científicos já eram usados para decisões entre duas hipóteses. Seus princípios, no entanto, somente se consolidaram nos séculos XVII e XVIII com o surgimento da física.

O que é?

Para desenvolver uma teoria, é preciso que, em primeiro lugar, você observe. Isso pode ser feito por todos, independentemente de usar aparelhos ou ser feita a olho nu. Quando falamos de ciência, no entanto, estamos falando de observações cuidadosas e precisas, visualizadas em seus mínimos detalhes.

Tendo observado, o segundo passo é desenvolver uma hipótese. Para isso, você deve testar e realizar muitos experimentos. O pesquisador, a partir de então, fará suposições e propostas de ideias lógicas para explicar suas observações e, em seguida, poderá testar cada uma das hipóteses que, quando confirmadas, geram leis e teorias.

A lei é um enunciado que pode ser feito depois de várias observações que tiveram resultados semelhantes. Ela é usada somente para definir aqueles eventos que se manifestam de forma invariável e uniforme.

Quando não se trata de uma lei, ela pode ser uma teoria que é testada por vários experimentos. Essa, então, pode ser definida como um método científico criado por meio de experimentos, sendo algo que responde questões iniciais e que ocorrem durante o processo, e além disso, prevê fatos de futuros experimentos que podem trazer à teoria algumas modificações.

Os elementos

O método científico consiste em alguns elementos que o compõe. O primeiro deles é a caracterização, que é composta pelas quantificações, observações e medidas. Em seguida, vêm as hipóteses que envolvem as explicações hipotéticas dessas observações e medidas. Posteriormente, temos as previsões, que nada mais são do que as deduções lógicas das hipóteses formuladas anteriormente. Finalmente temos os experimentos, em que são realizados testes de todos os três elementos citados anteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *