Oceanografia

A oceanografia também é conhecida como oceanologia, é a ciência que estuda os oceanos buscando compreender, descrever e prever os acontecimentos desde ambiente. Teve como início as primeiras viagens de navegação que aconteciam nos oceanos, que possuem registros desde 7230 a.C., através do comercio que existia entre Grécia e a Ilha de Melos.

Conforme os anos foram se passando os antigos egípcios desenvolveram tecnologia naval, melhorando as técnicas de navegação, suas viagens aconteciam até o Mar Mediterrâneo, porém, alguns historiadores dizem que os egípcios chegaram até o oceano Atlântico, colaborando com o povoamento das Américas.

Oceanografia
Foto: Reprodução

Oceanografia e seus quatro aspectos

A oceanografia estuda os oceanos através de quatro aspectos, sendo eles: físico, químico, biológico e geológico.

Oceanografia física: estuda os processos físicos nos oceanos e suas relações, tanto com a atmosfera como também com a litosfera. Trabalha com as características das massas de água e estuda fenômenos como, correntes marinhas, ondas, marés, vórtices e outros. A oceanografia trabalha com boias oceanográficas, sensoriamento remoto e modelos hidrodinâmicos, entre outros, e juntamente com a meteorologia ajuda nas informações do funcionamento da dinâmica climática mundial, como por exemplo, fenômenos como o El Ninõ.

Oceanografia química: estuda a química dos oceanos como um todo, visando sua composição química, concentração de compostos na água e a geoquímica dos oceanos. É o ramo da oceanografia que estuda a poluição dos oceanos, realizando análises de comportamento de metais pesados, óleos, graxas e matéria orgânica em todos os seus aspectos dentro do oceano e de seus sedimentos, procura caracterizar também os processos de bio-magnificação e bio-acumulação, isto é, a forma como um elemento químico é transmitido na cadeia alimentar.

Oceanografia biológica: estuda a biota (nome do superdomínio que corresponde à vida na terra em sua totalidade), e a ecologia dos oceanos, busca compreender os mecanismos biológicos que estão conectados diretamente ou indiretamente com os oceanos, a oceanografia biológica estuda os organismos marinhos em três categorias: plâncton, nécton e bentos.

Oceanografia geológica: se vale da geologia para estudar os processos geológicos que acontecem no oceano, tópicos como, o estudo do gênese dos oceanos, sedimentação marinha, geomorfologia, formação de feições geológicas, entre outros temas. Sua aplicabilidade é muito utilizada na exploração de petróleo e de recursos minerais marinhos.

Oceanógrafo estuda a oceanografia

A pessoa que se aprofunda nos estudos e chega a se formar em oceanografia é chamado de oceanógrafo. O oceanógrafo está habilitado a trabalhar na pesquisa científica dos oceanos e na gestão dos recursos marinhos e ambientais. No Brasil a profissão foi regulamentada em 2008, o profissional desta área busca trabalhar com a preocupação focada na preservação ambiental e a exploração sustentada de recursos naturais.

A maior parte do número de empregos está ligado a órgãos públicos e empresas, através de consultorias ambientais. Empresas nas áreas de pesca, mineração, meteorologia e ONGs oferecem boas oportunidades ao profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *