ONU – Organização das Nações Unidas

Fundada no dia 24 de outubro do ano de 1945 em São Francisco nos Estados Unidos, a ONU é a maior organização internacional, sendo constituída de governos de muitos países do mundo. Foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial e, inicialmente, contava com 51 países participantes e buscava formas de, com um grande clima pós-guerra que abatia o mundo, manter a paz mundial e evitar novos conflitos armados. A organização conta com várias organizações subsidiárias para realizar suas missões com sucesso. Atualmente conta com 193 países, mas apenas cinco deles fazem parte do Conselho de Segurança e têm poder de veto em qualquer resolução da ONU: Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França.

ONU – Organização das Nações Unidas
Foto: Reprodução

História

A ONU surgiu, como citado anteriormente, depois da Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill foi o primeiro a usar o termo Nações Unidas em 1 de janeiro de 1942, quando 26 governos assinaram a Carta do Atlântico e comprometeram-se a continuar esforçando-se contra a guerra. Oficialmente, a ONU foi fundada em 24 de outubro de 1945 quando houve a ratificação da Carta dos 5 membros permanentes do Conselho de Segurança, além da maioria dos outros 46.

Níveis básicos

Dentro da ONU, existem dois níveis básicos de decisões que são a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança. Todos os membros participam da Assembleia e, em comum acordo – com a maioria – uma decisão é tomada; já o Conselho de Segurança, como citado no primeiro tópico, é formado por cinco países que possuem o poder de veto.

Objetivos

Com a sede principal localizada em Nova Iorque, a ONU passa constantemente por reuniões onde são definidas por seus representantes as leis e projetos que envolvem temas políticos, diplomáticos e administrativos internacionais. Dividida em vários organismos administrativos, como a Corte Internacional de Justiça, o Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral, entre outros, seus principais objetivos envolvem, de acordo com a Carta das Nações Unidas:

  • Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
  • Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
  • Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
  • Criar condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

Curiosidades

O Dia da ONU é comemorado no dia 24 de outubro, e celebra a instituição que é mantida por contribuições financeiras dos países que a compõe. Entre os que mais colaboram, estão os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Além disso, a ONU possui algumas línguas oficiais dentre as que os países que a compõe falam: inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *