Poluição do ar

Com o início da Revolução Industrial, na metade do século XVIII, na Inglaterra, a poluição do ar aumentou significativamente. A queima do carvão mineral (principal fonte de energia da época) jogava na atmosfera da Europa, toneladas de gases poluentes, dando início a convivência do ser humano com o ar poluído e todos os danos e prejuízos advindos desta mudança tecnológica.

Atualmente todas as grandes cidades do planeta Terra, sofrem com os efeitos da poluição do ar, entre elas, as principais são as cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México.

Poluição do ar
Foto: Reprodução

Principais problemas de saúde gerados pela poluição do ar

A saúde do ser humano é a mais afetada com os altos índices de poluição no ar. Doenças respiratórias como: bronquite, rinite alérgica, alergias, asma, irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório, são alguns dos problemas mais comuns que levam pessoas aos hospitais todos os anos.

Em dias secos e com a poluição do ar em alta, é recomendado beber muita água, e evitar atividades físicas ao ar livre, outra dica é utilizar o umidificar dentro de casa.

Poluição do ar prejudica o ecossistema e o patrimônio histórico

A chuva ácida é fruto desta poluição do ar, matando plantas, animais e corroendo até mesmo monumentos históricos criados pelo homem, como é o caso da Acrópole de Atenas que teve que passar por um processo de restauração, tendo em vista que a construção sofreu com a poluição.

O clima também é afetado pela poluição do ar, através do fenômeno do efeito estufa que está aumenta a temperatura do planeta Terra, isto é, os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, impedindo a dissipação do calor, provocando mudança climáticas.

Alguns pesquisadores afirmam que futuramente o planeta Terra passará por elevado nível de água nos oceanos, que irá provocar alagamento de ilhas e cidades litorâneas, espécies de animais poderão ser extintas e ainda irá ocorrer o aumento de maremotos e tufões.

Soluções para o problema da poluição

Com tantos problemas causados pela poluição do ar, atualmente vários países têm desenvolvido tecnologias no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição alguma. Automóveis movidos a gás natural, são um exemplo, testes com hidrogênio tem mostrado que futuramente, os carros poderão se locomover com combustível que lança apenas vapor de água na atmosfera.

Atualmente veículos saem de fábrica com filtros especiais, reduzindo a poluição do ar, através dos catalizadores. Os catalizadores convertem hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio dos gases do escapamento do veículo em dióxido de carbono, nitrogênio e vapor de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *