Temperatura

Temperatura é a medida estatística do nível de agitação entre moléculas, relacionado com o deslocamento da energia cinética de um átomo ou molécula. No campo da física, a temperatura está relacionada diretamente com a energia interna de um sistema termodinâmico.

As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. A temperatura de um corpo se eleva conforme se aumenta a velocidade de movimento das partículas presentes no mesmo, está alteração é o que chamamos de temperatura. As escalas termométricas surgiram da necessidade de registrar e quantificar o quanto um corpo está quente ou frio.

Escalas termométricas

Atualmente as três escalas termométricas mais utilizadas são: Celsius (°C), Fahrenheit (°F) e a Kelvin (K). Cada escala adota pontos fixos diferentes, por exemplo, a Celsius é muito utilizada na maioria dos países, a Fahrenheit é mais utilizada na Europa, e a Kelvin é uma escala absoluta, sendo destinada ao uso técnico e científico.

Escala Celsius: é a escala utilizada no Brasil, e na maioria dos outros países, foi oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius, esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).

Escala Fahrenheit: escala muito utilizada em países de língua inglesa, foi criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit, tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).

Escala Kelvin: Conhecida como escala absoluta, desenvolvida pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), conhecido como Lorde Kelvin, a escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0k) e é calculada a partir da escala Celsius. Na escala kelvin lê-se zero Kelvin (0K), e não zero grau Kelvin.

Temperatura
Foto: Reprodução

No quadro acima podemos verificar que o ponto de fusão é diferente nas três escalas, isto é, Celsius (0°C), Fahrenheit (32°F) e Kelvin (273k). O mesmo ocorre em relação ao ponto de ebulição entre as três escalas, sendo, Celsius (100°C), Fahrenheit (212°F) e Kelvin (373k).

Algumas temperaturas

Escala Celsius Escala Fahrenheit Escala Kelvin
Ar liquefeito -39 -38,2 243
Maior temperatura na superfície da Terra 58 136 331
Menor temperatura na superfície da Terra -89 -128 184
Ponto de combustão da madeira 250 482 523
Ponto de combustão do papel 184 363 257
Ponto de fusão do ferro 1535 2795 1808
Ponto de fusão do gelo 0 32 273,15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *