Teoria de Lamarck

Jean Baptiste Lamarck, foi um importante biólogo, que contribuiu para estudos dentro da sistematização dos conhecimentos de História Natural. Nasceu no dia 1 de agosto de 1744, na cidade de Bazentin (França) e faleceu no ano de 1829, em Paris.

É considerado o primeiro cientista a desenvolver uma teoria da evolução, muito antes de Charles Darwin. Lamarck foi o primeiro a usar o termo “biologia” para direcionar a ciência que estuda os seres vivos, além disso, foi o primeiro cientista que fundou estudos de paleontologia dos invertebrados.

Teoria de Lamarck

Teoria da evolução e transformação

Suas teorias eram transformistas, isto é, direcionando ao princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam, como é o caso de por exemplo, organismos mais simples, onde com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, atingindo em um determinado momento uma condição de vida ideal.

Teoria do uso e desuso

Mostra que os órgãos possuem evoluções distintas conforme o seu uso, isto é, com o passar do tempo, aquele órgão menos utilizado tende a ser atrofiado, até desaparecer, como exemplo, podemos citar o apêndice humano, que ao longo da evolução, perdeu sua função original.

Em contra partida, os órgãos mais utilizados possuem funções essenciais e importantes para a sobrevivência, estes órgãos tendem a ganhar força e se desenvolverem de forma proporcional ao tempo utilizado.

 O exemplo mais utilizado por Lamarck é o crescimento do pescoço da girafa, onde segundo Lamarck, devido ao esforço da girafa para alcançar alimentos no alto das árvores, desenvolveu um pescoço cada vez maior, como forma de evolução para sua sobrevivência.

Neste caso a lei do uso e desuso é afirmada por Lamarck, como sendo transmitida aos seus descendentes.

Influência

Na terceira edição do livro de Charles Darwin, Origem das Espécies, Darwin chegou a elogiar as pesquisas de Lamarck, no entanto mesmo estando enganado quanto as suas interpretações, Lamarck é muito respeitado no meio científico, por ter questionado o fixismo e ter defendido ideias sobre a evolução.

Principais diferenças entre a teoria de Lamarck e Darwin

O meio

  • Para Lamarck o meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos seres vivos;
  • Para Darwin o meio exerce uma seleção natural, favorecendo os seres vivos que possuam características mais apropriadas para determinado ambiente e num determinado tempo.

Características

  • Para Lamarck as novas características surgem pelo uso ou desuso repetido de um órgão ou parte do corpo;
  • Para Darwin certos indivíduos apresentam características que lhes conferem melhor adaptação em comparação aos demais.

Descendentes

  • Lamarck diz que as características adquiridas são passadas aos seus descendentes;
  • Darwin diz que os seres mais aptos vivem mais tempo, reproduzem-se em maior quantidade e assim transmitem as suas características aos seus descendentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *